Curioso! Intel está a culpar fabricantes de motherboards!


Quando se fala de computadores, existem sempre umas quantas marcas em que vai confiar com toda a certeza. Estas são a Intel, AMD, NVIDIA, e depois outras fabricantes add-in como é o caso da ASUS, MSI, existindo outras fabricantes mais conhecidas pela memória ou arrefecimento, como é a G.Skill e a Corsair.

Pois bem, quando uma destas marcas começa a apontar o dedo para outras marcas, a coisa fica obviamente engraçada. Caso não saiba, é exatamente isto que está a acontecer com a Intel e as fabricantes de motherboards com modelos para a décima terceira e décima quarta geração de processadores Intel Core.

Curioso! Intel está a culpar fabricantes de motherboards!

intel

Portanto, caso não saiba, existem alguns problemas de estabilidade com os processadores Intel mais recentes do mercado (geração 13 e 14 Intel Core). Problemas que apareciam quase sempre em ambientes de jogo. Porém, ao que tudo indica, a culpa não está na Intel, mas sim nas fabricantes de motherboards que decidiram não seguir as recomendações sugeridas.

O que aconteceu? Bem, segundo o que tem chegado a público, as motherboards estavam a puxar demasiado pelo processador. Isto a partir de perfis térmicos exagerados, ou limites de potência desbloqueados. Configurações definidas pela BIOS das motherboards, que normalmente já estão ativas por defeito.

Pois bem, neste caso, foi preciso fazer atualizações apontadas especificamente a estes processadores, com undervolt ou underclock, o que em alguns casos resultou numa queda de performance à volta dos 15%. Algo inaceitável para utilizadores que queriam ter “algo” Premium na sua máquina computacional. Porém, uma atualização necessária, visto que deixou tudo desbloqueado resultaria em degradação do chip, ou em mais problemas ao longo do seu ciclo de vida.

Entretanto, além destas atualizações, as fabricantes de motherboards também começaram a atualizar as suas BIOS para incorporar uma opção “Intel BaseLine”. Mas o problema mencionado em cima continua a ser uma realidade. A performance cai.

O que levanta uma questão…

A Intel nunca teve problemas com estes perfis desbloqueados no passado. Além disso, o objetivo de comprar um CPU desbloqueado, topo de gama, é mesmo levar o chip ao limite. Então… Como é que a culpa é das fabricantes de motherboards e não da Intel?

Deixe um comentário