Para uma maior segurança dos usuários iOS, o WhatsApp revelou hoje que o seu aplicativo recebeu suporte oficial a verificações por meio das chaves-senhas (Passkey). O novo recurso passou por um período de testes de três meses até finalmente estar disponível de maneira estável aos usuários Apple.
Entretanto, a atualização ainda não chegou para todos, ela começou a ser disponibilizada globalmente hoje, então deve levar algumas semanas ainda para que todos os usuários finalmente possam contar com a funcionalidade de senha para garantir mais segurança ao uso do seu aplicativo.
Caso queira ativar a função, é necessário atualizar o WhatsApp para sua última versão. Depois de atualizado, basta ir em “Configurações”, clicar em “Conta” e ir na opção que fala das chaves-senhas. Com esse recurso, é possível conectar no aplicativo de conversa da Meta com um Face ID, Touch ID ou por código do iPhone.
Assim, os usuários ficarão protegidos contra possíveis invasões feitas remotamente, pois o app pedirá uma confirmação física do dono da conta que adicionar a chaves-senhas escolhida por ele. Usuários terão mais segurança e menos preocupação com senhas fracas, já que esse é um método seguro e feito pela Apple.
passkeys are rolling out now on iOS 🔑 a more secure (and easier!) way to log back in with Face ID, Touch ID, or your passcode
here are some reasons you should set it up 👇
— WhatsApp (@WhatsApp) April 24, 2024
Além da segurança, praticidade é um dos pontos altos da função, pois ela substitui a chave de autentificação de seis dígitos normalmente pedida ao cadastrar um novo dispositivo. Vale lembrar que o uso é opcional e você pode desativar quando quiser, assim como pode usar a autentificação normal em dispositivos que não possuem a funcionalidade.
Outras redes sociais, como o X (antigo twitter), já usam a verificação das chaves-senhas da Apple.