A compra de um televisor tornou-se cada vez mais difícil para o consumidor médio. Anteriormente, só tinha de se preocupar com o tamanho. Agora, porém, tem de considerar o tamanho, a taxa de atualização, a resolução e a diferença entre LED e OLED. Quem procura o melhor televisor para as suas necessidades tem, essencialmente, de ser um entusiasta da tecnologia. Então, qual é a diferença entre TV LED vs OLED e qual deve escolher?
TV LED vs OLED: qual é a diferença e qual deve escolher?
A maior diferença é que o LED (Light Emitting Diodes) na TV LED refere-se apenas à luz de fundo que permite aos espectadores ver a imagem no seu televisor. Os ecrãs LED não projetam nem criam a imagem que as pessoas vêem. Em vez disso, trabalham em conjunto com um painel LCD transparente, porque os painéis LCD não projetam a sua própria luz. Os dois precisam um do outro.
Os televisores OLED (Organic Light Emitting Diodes), por outro lado, criam a imagem e emitem luz para a projetar para o público. Não há uma luz de fundo separada, o que permite que sejam mais finas do que outras TVs no mercado. No entanto, este tipo de tecnologia tem um preço elevado. Podemos olhar para a satisfação do cliente para classificar as escolhas de um televisor, mas há métodos mais prudentes.
Como é que se escolhe?
Atualmente, a escolha entre um televisor LED ou OLED depende do tipo de orçamento que uma pessoa tem. Os televisores OLED são mais caros, mas a qualidade da imagem é fantástica. As pessoas que querem uma verdadeira experiência cinematográfica vão conseguir isso com um televisor OLED.
Uma vez que um ecrã OLED ilumina o ecrã e cria a imagem, obtêm alguns dos pretos mais profundos que um televisor pode obter simplesmente desligando os pixéis. Os televisores OLED podem obter uma qualidade de imagem fantástica, mas não atingem o mesmo nível de brilho que os ecrãs LED. De facto, se um espetador tiver o seu televisor OLED com o brilho máximo, não só torna mais difícil que os pixéis fiquem pretos quando é necessário, como também reduz a sua vida útil. Se alguma vez se preocupou com a vida útil de um televisor, há alguns sinais de que está a chegar ao fim.
Quando se trata de televisores maiores, os LEDs têm um preço mais favorável. Os OLED são fantásticos e altamente avançados, mas a sua superioridade tecnológica torna-os mais caros. De facto, uma TV com o ecrã OLED vai custar mais do dobro do que uma LED. Mas a verdade é que a diferença na qualidade de imagem será substancial.