Truques para instalar o Windows 11 vão deixar de funcionar!

Truques para instalar o Windows 11 vão deixar de funcionar!


O Windows 11 24H2 é a próxima grande atualização que a Microsoft vai lançar no final deste ano, e pode finalmente pôr fim à prática de executar o Windows de forma não oficial em PCs super antigos. A gigante do software parece estar no processo de atualização dos requisitos mínimos de hardware. Isto torna a característica POPCNT (significa Population Count) do CPU necessária para poder arrancar o Windows 11 24H2. Ou seja, os truques para instalar o Windows 11 em PCs mais antigos vão deixar de funcionar.

Truques para instalar o Windows 11 vão deixar de funcionar!

Todos os melhores CPUs modernos suportam POPCNT, por isso, se comprou recentemente um novo PC, isso não o vai impedir de arrancar a próxima versão do Windows. Em vez disso, as pessoas que ainda têm PCs com mais de quinze anos serão afectadas por esta alteração. Porquê quinze anos? Bem, a instrução POPCNT foi introduzida pela primeira vez pela Intel nos processadores Core i7 baseados em Nehalem, lançados em 2008 conforme refere o XDA. Se tem PCs mais antigos do que isso, está com azar.

intel inside

A publicação de Bob Pony na plataforma X indica que a Microsoft silenciosamente tornou o POPCNT um requisito para executar o Windows 11 no ano passado. A mudança chegou pela primeira vez com o Windows 11 Insider Preview build 25905. Assim consiste em vários ficheiros de sistema que exigem CPUs capazes de executar instruções POPCNT. Por exemplo, os drivers USB XHCI, que são responsáveis por gerir o USB 3.0 e posterior, agora utilizam as funcionalidades da referida instrução.

Existem várias maneiras de instalar o Windows 11 em hardware não suportado, mas todos esses truques provavelmente não serão capazes de o ajudar a contornar o requisito da funcionalidade POPCNT da CPU. Porque, ao contrário de tempos anteriores, não ter suporte POPCNT significa que os seus PCs com CPUs não suportadas simplesmente não arrancarão.

Deixe um comentário