O TikTok Lite, lançado há poucos dias em dois países da União Europeia, encerrou a recompensa de pagamento para quem assistir vídeos todos os dias. A decisão foi tomada após um processo dos reguladores europeus que fala como essa recompensa diária pode incentivar o vício em assistir vídeos, principalmente com os mais jovens.
A empresa concordou em colaborar com as investigações e suspendeu o recurso de recompensa até que todo o processo fosse encerrado legalmente. O TikTok Lite é uma segunda opção para quem deseja usar o aplicativo, mas que não tem uma boa conexão de internet.
Disponível na Ásia há anos, o aplicativo lite chegou no começo deste mês na França e Espanha. No aplicativo, existe um sistema de recompensa para seus usuários que paga moedas depois que alguns missões são realizadas, como fazer login, convidar amigos, assistir anúncios, curtir vídeos e por aí vai.
Atualmente, essas moedas podem ser trocadas por benefícios, como vouchers da Amazon e cartões presentes do PayPal. Entretanto, é necessário se dedicar bastante tempo para conseguir uma quantia minimamente considerável, pois uma hora assistindo aos vídeos do TikTok rende, aproximadamente, 36 centavos de euro (R$ 1,98).
No Brasil, a plataforma chega a oferecer recompensas já em dinheiro em eventos limitados que aparecem para alguns usuários normalmente. Por meio da Lei dos Serviços Digitais da UE, a Comissão Europeia entrou com o processo devido à preocupação com vício para as crianças.
Um porta-voz do TikTok respondeu que a funcionalidade de recompensa não está disponível para menores de idade, porém, a Comissão Europeia não acredita que o sistema de verificação de idade da rede social consiga ser forte suficiente para validar quem é ou não maior de idade de verdade.
A empresa chinesa atualmente enfrenta dificuldades não apenas na Europa, mas também nos Estados Unidos em um embate com o governo americano que quer banir a plataforma no país