A mais recente conferência com investidores viu a Meta divulgar um número interessante: o Threads, app social da empresa para micro postagens, teve um crescimento no volume total de usuários únicos globais, atingindo a marca de 150 milhões de pessoas ativas na plataforma.
O número representa um aumento de 20 milhões de pessoas em relação a fevereiro – período da última divulgação do tipo – segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg. Segundo diversos analistas, a tendência de crescimento deve continuar, à medida em que a Meta adiciona mais e mais funcionalidades à rede.
Uma série de fatores pode ter contribuído para a ampliação da base de usuários do Threads: de fevereiro para cá, a rede social viu a cantora Taylor Swift criar um perfil oficial para a divulgação de seu novo álbum, por exemplo, além de sinalizar uma aproximação a desenvolvedores independentes ao anunciar a abertura de sua API até junho deste ano.
Fora isso, o próprio Zuckerberg admitiu recentemente que o Threads está testando o uso do ActivityPub, um protocolo de código-aberto que, essencialmente, permite que diferentes redes sociais se comuniquem entre si, como se fossem todas parte de uma única rede.
Em termos práticos, isso quer dizer que você não precisa se conectar a todas as plataformas onde mantém um perfil para conversar com todas as pessoas presentes em cada uma – preservando seus dados ao exigir apenas o login naquela que lhe for mais conveniente, mas sem “fechar” a conversa para esta ou aquela marca.
O ActivityPub, hoje, é mais conhecido em redes do chamado “fediverso” – Mastodon, Diaspora e afins – mas vem cada vez mais chamando a atenção de nomes mais globalizados, como a própria Meta.
Há que se considerar, também, que o Threads ainda não é monetizado pela plataforma de anúncios publicitários que permeia o Facebook e o Instagram, por exemplo. Apesar de isso provavelmente ser temporário – é, anúncios provavelmente vão chegar à plataforma em algum momento – usuários tendem a se aproximar de quem não os bombardeie com publicidade direcionada a cada cinco minutos.
Prova disso é o volume de downloads do app no Brasil no período de sua chegada: nós fomos o segundo país com mais instalações confirmadas do Threads em julho do ano passado.
Ainda assim, nove meses depois de seu lançamento, o Threads ainda tem um longo caminho a percorrer: globalmente, a audiência dele é bem menor que o concorrente X (antigo Twitter): segundo o Exploding Topics, a rede liderada por Elon Musk tem aproximados 550 milhões de usuários ativos mensais – e o Threads não tem funções básicas como mensagens privadas (DM) e a sua organização de posts exibidos no feed ainda é meio questionável.
À medida em que estes novos recursos forem aparecendo, no entanto, é seguro dizer que a competição entre as duas plataformas tende a ser mais acirrada nos próximos meses.