A Apple pode surpreender o público ao anunciar o iPad Pro com chipset M4. A informação foi revelada pelo analista Mark Gurman neste fim de semana.
Citando como fontes pessoas que trabalham na cadeia de fornecimento da empresa de Cupertino, Gurman diz que essa movimentação está sendo feita para que o tablet tenha recursos baseados em Inteligência Artificial.
Com isso, o iPad Pro será o primeiro dispositivo com chip M4 habilitado para IA, algo um tanto inédito quando levamos em consideração a tradicional estratégia de mercado da Apple.
Para Gurman, por mais que não faça sentido estrear o chip M4 agora, a Apple precisa de algum atrativo para seus tablets. Além disso, ter o novo SoC agora faz com que a empresa precise focar apenas em software na conferência WWDC de junho.
Ao apresentar o novo iPad Pro M4 antes de sua Conferência Mundial de Desenvolvedores em junho, a Apple poderia expor sua estratégia de chips de IA sem distração.
Claro que o novo iPad não terá os recurso de IA já no lançamento, mas a atualização do iPadOS pode deixá-lo em igualdade com os novos iPhones e Macs, que serão lançados próximos do fim do ano.
Então, na WWDC, a Apple pode se concentrar em como o chip M4 e os novos iPad Pros aproveitarão o software e os serviços de IA que chegarão como parte do iPadOS 18 ainda este ano.
Ou seja, na prática, a empresa não quer lançar um iPad defasado. Por isso, adiantar o lançamento do M4 é a melhor estratégia no momento.
Contudo, como a Apple não comenta esse tipo de assunto, salientamos que tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado. De toda forma, o próximo evento da empresa está agendado para o dia 7 de maio.