Stellar Blade um jogo que nem parece ser do PS5! Anlise / Review

Stellar Blade um jogo que nem parece ser do PS5! Anlise / Review


Em 25 de abril, chega ao PS5 o aguardado Stellar Blade, a mais nova produção do Shift Up, um estúdio conhecido por desenvolver jogos mobile que agora se arrisca no mundo dos jogos AAA para consoles.

Fugindo do padrão convencional de jogos do PlayStation, Stellar Blade se consagra como um jogo de ação que busca inspiração em grandes sucessos como Bayonetta, Nier: Automata e até mesmo Devil May Cry, mas que no fim das contas, acaba sendo uma mistura muito mais complexa do que se imagina.



Stellar Blade ser





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O TudoCelular teve a chance de jogar o título antecipadamente, e iremos compartilhar nossas impressões sobre ele nesta análise sem spoilers, confira:

Um mundo novo, mas familiar



Se você não acompanhou nada de Stellar Blade até aqui, vale resumir o jogo como uma espécie de Ghost in the Shell, onde jogamos com o que parece ser um híbrido entre o humano e máquina, que é uma verdadeira arma viva.

Assumindo o papel de EVE, somos literalmente jogados em uma Terra caótica, cheia de criaturas horripilantes, em que nosso principal objetivo é dizimar esses monstros.

As informações iniciais indicam que EVE é membro de uma espécie de esquadrão espacial, que é enviado à Terra para combater os monstros conhecidos como Naytibas, mas não fica claro qual a relação entre essas duas espécies ou se EVE é de fato uma humana ou não.

Stellar Blade começa de maneira frenética, dando o tom do que veremos ao longo de todo o jogo. O senso de urgência é gritante e fica claro que aquele mundo sangrento e violento esconde perigos a cada passo.

Infelizmente, aqueles que são amantes de ficção científica não ficarão surpresos com a trama do jogo, já que é possível prever o que acontece antes de chegar à metade do jogo e, no fim das contas, a trama acaba sendo mais uma que aborda a tecnologia se voltando contra a humanidade, com os humanos restantes tentando criar uma forma de sobreviver e sobrepujar o poder do inimigo.

Em tempos onde se fala à exaustão que a Inteligência Artificial irá dominar o mundo e tomar o lugar dos humanos, Stellar Blade acaba sendo um jogo datado em termos narrativos, não trazendo uma trama ou personagens interessantes o bastante para te fazer querer avançar.

Além disso, o cenário em que essa história se passa acaba sofrendo da saturação de produções que abordam o fim da humanidade após o embate da tecnologia, se resumindo a cidades em ruínas e desertos.

Monstros horripilantes



Jogabilidade complexa e desafiadora

Para começar a descrever a jogabilidade de Stellar Blade, irei falar sobre os equipamentos de EVE. Primeiramente, temos sua espada, capaz de criar combos rápidos e de fatiar os inimigos.

A espada é a principal arma da guerreira e será a única arma principal dela por um bom pedaço do jogo. Conforme você vai liberando novas habilidades, consegue realizar novos combos e técnicas de finalização com a espada, mas não espere realizar combos rápidos e com inúmeros golpes em sequência como em um hack ‘n slash tradicional.

Stellar Blade pede por um combate muito mais estratégico, o que significa que você deve identificar a hora correta de desferir seus combos no inimigo da hora de defender ou esquivar.

Para complementar o combate, temos alguns tipos de bomba, que podem ser jogadas no chão para atordoar e causar dano aos inimigos.

Ao avançar no jogo, você consegue liberar o drone, que se encaixa ao pulso de EVE para servir como uma arma de fogo capaz de realizar diferentes tipos de disparo, incluindo uma metralhadora, um laser de carga, mísseis teleguiados e uma escopeta.

Ainda falando sobre os equipamentos, temos a Exoespinha, um adereço colocado na coluna de EVE que permite que ela aprimore seus status de acordo tipo escolhido, além de lhe conferir uma habilidade especial.

Em conjunto com a Exoespinha temos os componentes, que também servem para melhorar os status da personagem.

Por fim, temos os polêmicos Nanotrajes que deram o que falar nas redes sociais. Devo dizer que muitas das críticas aos visuais exageradamente sexualizados de EVE estavam corretos.

Além de não afetarem em nada os status da personagem, os Nanotrajes também não trazem nenhuma habilidade especial para para EVE, sendo apenas uma verdadeira coleção de looks extravagantes e que servem apenas para destacar os atributos físicos da personagem (que já são extremamente realçados por conta da física exagerada dos seios e glúteos).

Nem mesmo narrativamente os trajes fazem sentido, já que, em teoria, EVE não conhece muitas coisas triviais da humanidade e seu passado, o que significa que também não faz muito sentido ela se vestir daquela forma.

Curiosamente, também é possível alterar as aparências dos companheiros de EVE, os NPCs Adam e Lilly, assim como colocar brincos e outros adereços na guerreira, mas no fim das contas, isso serve apenas como mais um adicional sem qualquer propósito real para o jogo.

Habilidades

Além dos ataques básicos com a espada, bombas e tiros com a arma, EVE possui habilidades especiais chamadas de Habilidade Beta, que são carregadas conforme você ataca os inimigos.

Inicialmente, você possui três árvores de habilidade, mas duas delas só são desbloqueadas mais adiante na aventura. Não entrarei em muitos detalhes sobre isso para evitar spoilers, mas em suma, as árvores de habilidade se referem aos ataques de EVE, estilos de esquiva e de sobrevivência.

Também é possível melhorar a força de ataque da espada, assim como as habilidades do drone arma através de itens coletados pelos inimigos e baús.

EVE possui uma barra de energia de defesa, fazendo com que você tenha uma quantia limitada de defesas sem sofrer dano. É possível mitigar o gasto dessa energia ao executar uma defesa no tempo correto, mas não é tão fácil assim prever os ataques a todo momento.

Além da defesa, também é possível realizar dois tipos de esquiva, o teleporte, em que os inimigos e a espada de EVE brilham na cor azul e, ao realizar o comando no tempo certo, você escapa do ataque e se teleporta para trás do inimigo, e o Repelir, em que o inimigo e a espada brilham na cor roxa, e caso você execute o comando no tempo certo, chuta o inimigo e o deixa atordoado.

O combate na prática

Com tantos recursos, Stellar Blade tinha tudo para entregar um combate alucinante e cheio de possibilidades, mas no fim das contas, o combate acaba sendo mais lento e cansativo do que deveria.

O fato de não poder criar um combo mesclando espadadas, bombas e tiros é muito limitador, fazendo com que você tenha que escolher uma única abordagem para derrotar os inimigos em tela que te atacam de forma implacável e que não te dão muito tempo para decidir o que fazer.

Os combos de espada também são mais lentos do que eu gostaria que fossem, deixando a sensação de estarem travados. Seus ataques se concentram nos botões bolinha e círculo, limitando a combinações entre ataques fracos e fortes. Além disso, temos as finalizações que são ativadas pelos botões L1 + (quadrado, círculo, triângulo ou cruz), mas que também não podem ser encadeadas aos combos, sendo quase como um golpe à parte.

Também é possível desbloquear um ataque furtivo pelas costas do inimigo, que o derrota instantaneamente. Caso você execute esse ataque corretamente é possível executar ataques em cadeia com outros inimigos ao redor que também estejam de costas.

Curiosamente, o jogo conta com alguns trechos em que sua espada não funciona e você é obrigado a usar somente o drone arma e suas bombas, tornando-se quase que uma espécie de Dead Space com Resident Evil.

Isso talvez se deva ao fato de que o jogo preza bastante pelo combate estratégico, fazendo com que você escolha os momentos perfeitos para desviar ou bloquear os ataques, além de também ter que gerenciar bem suas munições e recursos de cura. Em certos momentos, senti uma atmosfera similar a Sekiro: Shadows Die Twice, quando na verdade estava esperando por um Devil May Cry.

Acampamentos e viagens rápidas

Stellar Blade adota um sistema de saves similar ao de jogos Souls e os da franquia Jedi Survivor, não possuindo um save automático e obrigando o jogador a descansar em acampamentos espalhados pelo mapa para que o jogo seja salvo.

Mesmo no modo história, o título possui um combate bem desafiador, o que significa que os acampamentos serão seus melhores amigos em alguns momentos, já que é neles que você pode descansar e recuperar seus itens de cura e armamentos, além de fazer os upgrades em EVE e seu drone.

Em alguns mapas não é possível usar os acampamentos logo de cara, fazendo com que você tenha que ativar torres de energia antes, então prepare-se para se ver em uma região cercada de monstros bem fortes sem ter onde descansar.

Os acampamentos também servem como pontos de viagem rápida, o que te ajuda a navegar pelos mapas mais facilmente já que EVE não conta com veículos, nem mesmo nos mapas maiores, apostando apenas em uma corrida um pouco mais veloz que o padrão.

Vale lembrar que, caso você morra em combate, irá retornar para o último acampamento que salvou, tendo que recomeçar o combate do zero, mesmo que seja contra um chefão. Felizmente, existe um item que permite que você reviva caso morra em combate, mas ele só pode ser obtido no midgame e custa caro.

Grficos indecisos



Performance questionvel



Galeria de imagens

Devo investir nessa aventura?



timo design dos inimigosCombate estratgico

Grficos

O estilo de arte acaba sendo prejudicial para o jogo por no se decidir entre realismo ou anime 3D.

Jogabilidade

Ainda que o combate fique aqum do esperado, amantes de lutas estratgicas ficaro satisfeitos.

Histria

fcil citar inmeras outras produes com bases extremamente similares.

Trilha Sonora

Apesar de investir pesado na cultura japonesa, a trilha acaba sendo irritante em alguns momentos de tenso.

Imerso

Talvez esteja na hora de arriscar mais ao criar um planeta em estado decadente no ps-apocalipse.

Nota Total

Stellar Blade tinha tudo para ser mais um jogo inestimvel do PlayStation, mas erra ao se contentar com o superficial.

Ofertas

*O TudoCelular agradece a PlayStation Brasil e Giusti Comunicação por ter nos cedido uma chave do jogo para esta análise.



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