Ao utilizar smart TVs como “computadores [PCs] centrais” (hubs) em casas inteligentes, a experiência pode mudar. A explicação para isso é a facilidade no gerenciamento de diversos dispositivos utilizando uma tela grande, com interfaces que permitem a visualização de várias informações ao mesmo tempo. Nos hubs das TVs é possível ainda acessar serviços de streaming como, por exemplo, o xCloud, sem conectar dispositivos externos.
Como as smart TVs viraram um hub capaz de controlar várias coisas?
Caso não saiba, os hubs são como uma espécie de computador central utilizado para controlar diferentes tipos de dispositivos ao mesmo tempo. As fabricantes de smart TVs estão passando a incorporar esse conceito, trazendo uma nova experiência para seus usuários.
Através de menus dedicados, as smart TVs são capazes de controlar dispositivos IoT, conceder o acesso a serviços de streaming e até mesmo oferecer notícias e informações sobre o clima local. Tudo isso é possível graças à conexão com a internet, que possibilita a troca de informações com servidores na nuvem, dando acesso a diversos recursos que não seriam possíveis de obter utilizando somente o chipset da TV para processar os dados necessários localmente.
Em entrevista com o site CordCuttersNews, o Diretor de Gerenciamento de Produto e UX do Google TV, Rob Caruso, explica sobre o conceito da gigante das buscas para as smart TVs nos próximos anos.
Já falamos sobre isso há anos, a TV é o centro da casa. É o computador central da casa.
As TVs irão fazer mais do que permitir o streaming de filmes e séries
A Samsung e a LG têm investido cada vez mais em recursos que permitem aos seus usuários não só assistirem ao conteúdo de serviços de streaming de filmes e séries, mas tambem jogar títulos disponíveis em consoles e PCs através dos aplicativos Xbox Game Pass e GeForce Now, por exemplo. Além disso, já é possível controlar pelas TVs, por exemplo, dispositivos de IoT, aqueles aparelhos que podem ser controlados ao utilizar a rede Wi-Fi.
A ideia é fazer com que as TVs passem a serem utilizadas como ferramenta para auxiliar na rotina de tarefas nas casas inteligentes. Por isso, as empresas estão procurando cada vez mais trazer uma experiência que substituirá a necessidade de utilizar um PC, celular ou smartwatch a todo momento, além de proporcionar uma interação maior com o conteúdo exibido na tela, já que há um grande espaço a ser utilizado em displays de TVs.
Desta forma, veremos cada vez mais o desenvolvimento de interfaces que possibilitam, por exemplo, a visualização de uma notícia, informações sobre o clima, listas de atividades por fazer no calendário, dentre outras. Até mesmo para ouvir músicas a experiência tem mudado, pois nota-se que os desenvolvedores estão passando a se preocupar mais em trazer uma experiência de visualização de playlists e capas de álbuns em telas grandes.
A conexão com dispositivos IoT às smart TVs será cada vez mais fácil com a ajudar do Matter, padrão que permite a fabricantes concorrentes desenvolverem produtos inteligentes capazes de comunicar entre si. Além disso, o Thread, protocolo de rede de baixo consumo de energia, ajudará a tornar o funcionamento dos aparelhos mais eficiente, permitindo uma maior flexibilidade em diferentes aplicações.
Ações das fabricantes de smart TVs para 2024 e anos posteriores
Durante a CES 2024, a Samsung disse que suas smart TVs de 2024 irão utilizar sua plataforma doméstica inteligente SmartThings. Além disso, diversos fabricantes adicionaram microfones às TVs e/ou controles para permitir ao usuário realizar comandos para controlar algum dispositivo ou acessar serviços oferecidos por determinados aplicativos ou pela interface do sistema operacional da TV. Houve tambem a implementação de webcams em alguns modelos da Sony, algo útil para aplicativos que permitem videochamadas.
Na ISE (Integrated Systems Europe) 2024, a LG apresentou soluções voltadas para empresas, instituições educacionais e hotelaria. Um dos destaques foi a plataforma integrada “LG Business Cloud”, que permite ao usuário explorar, assinar serviços e gerenciar soluções baseadas em nuvem. O vice-presidente sênior e chefe do setor de exibição de informações da LG Business Solutions Company, Paik Ki-mun, disse durante a ISE 2024:
As plataformas de gestão na nuvem e as colaborações com parceiros profissionais de diversos setores revelam uma capacidade incomparável de fornecer soluções integradas otimizadas para uma ampla variedade de espaços.