A realme tem prometido o lançamento do realme C67 5G aqui no mercado brasileiro e a empresa revelou recentemente que o aparelho deve desembarcar em terras tupiniquins ainda neste mês.
No entanto, a companhia chinesa também tem outro modelo muito popular no mercado nacional e que já está sendo vendido por meio de importadores: o realme C67 4G.
Esse dispositivo foi lançado recentemente com design para lá de chamativo, chipset Snapdragon e câmera principal de 108 MP.
Será que é um bom negócio comprar esse celular básico 4G? É isso que vamos descobrir neste rápido hands-on.
Design e construo
O realme C67 4G é um smartphone que tem uma linguagem visual muito boa para a sua categoria. Ele abandona aquele efeito de gliter ou super brilhoso de outros modelos antecessores em favor de algo mais sóbrio.
Esse é um aspecto positivo, sendo que há um módulo de câmeras na traseira que é levemente saltado e traz dois sensores com o flash LED.
Como estamos falando de um aparelho pensado para ser acessível, o realme C67 4G tem construção em plástico para cortar custos e a moldura plana ajuda na pegada. O peso dele é de apenas 185 gramas.
O C67 4G ainda tem bandeja para dois chips SIM e cartão MicroSD na lateral, porta USB-C 2.0 e um alto falante principal, além de porta P2 para fones com fio na parte inferior.
O leitor de digitais está localizado sob o botão de energia e ele funciona muito bem, mesmo em momentos onde o dedo está levemente molhado.
Na caixa, a empresa manda manuais, cabo de carregamento, chave de remoção de chip, capinha protetora e também um carregador.
Tela e hardware
O realme C67 4G foi lançado com tela IPS LCD de 6,72 polegadas com resolução Full HD Plus e suporte para taxa de atualização de até 90 Hz.
O brilho máximo chega a 950 nits e isso já é algo mais do que suficiente para entregar uma experiência aceitável em locais muito iluminados. Além disso, o padrão de cores exibido pelo painel é bom quando levamos em consideração a tecnolodia LCD.
O único ponto negativo é que as vezes o software reduz a taxa de atualização de forma drástica para 60 Hz devido ao baixo poder de processamento do chipset. Podemos notar isso em aplicativos como o Telegram.
O realme C67 4G também tem som estéreo e ele traz bom equilíbrio entre médios e agudos, perdendo um pouco de graves por conta do corte de custos.
A plataforma escolhida pela realme é a Qualcomm Snapdragon 685, que já é um tanto antiga e sente o peso da idade.
Para uso diário em mensageiros, redes sociais e consumo multimídia, esse chipset deve dar conta do recado, com alguma demora para abrir aplicativos mais pesados, por exemplo.
Games casuais também vão bem e você vai, sim, conseguir jogar alguns títulos em momentos de recreação. Na versão que testamos, temos 8 GB de RAM e generosos 256 GB de armazenamento interno.
Em autonomia, o realme C67 oferece uma bateria de 5.000 mAh, com suporte para carregamento rápido de 33 Watts. Ao fazer um uso mais contido, o usuário consegue tranquilamente chegar ao fim do dia com cerca de 40% de bateria.
Além disso, para quem tem uso mais leve, temos certeza de que a bateria vai dar conta de dois dias. O chipset não consome muito e o software está bem otimizado.
Realme C67 4G
- Tela IPS LCD de 6,72 polegadas com resolução FullHD+
- Display com furo e taxa de atualização de 90 Hz
- Plataforma Snapdragon 685 da Qualcomm
- 6 GB ou 8 GB de RAM
- 128 ou 256 GB de armazenamento interno
- Memória expansível com cartão MicroSD
- Câmera frontal de 8 MP
- Duas câmeras traseiras:
- Lente principal com sensor de 108 MP
- Lente de profundidade com sensor de 2 MP
- Dual SIM, 4G, WiFi, Bluetooth 5.0, NFC, GPS, Glonass, Galileo e Beidou e leitor de digitais na lateral
- Bateria de 5.000 mAh com carregamento de 33W
- Android 14 rodando sob a realme UI
Software
O realme C67 4G sai da caixa com Android 14 rodando sob a interface realme UI, mas é interessante notar que, aparentemente, a fabricante deu uma aliviada no software.
Isso porque encontramos no aparelho uma série de detalhes, ícones e menus que lembram um Android mais próximo do puro. Provavelmente, esses cortes na realme UI foram feitos para otimizar o desempenho.
Isso funcionou muito bem. As animações não são extremamente ágeis, mas são boas e há também uma fluidez legal na navegação.
Outro ponto importante é que a realme disponibiliza neste aparelho o recurso de “mini cápsula”, algo semelhante ao que temos nos iPhones com a ilha dinâmica. Com isso, você pode ver informações como a música que está tocando, dados meteorológicos e muito mais.
Quanto à política de software, o realme C67 4G deve receber duas grandes atualizações do Android e um ano extra de pacotes de segurança. Na prática, ele vai até o Android 16.
Cmeras
O realme C67 tem câmera principal de 108 MP e sensor secundário de 2 MP, sendo que apenas um realmente faz todas as imagens.
No dia a dia, podemos dizer que a câmera principal se sai relativamente bem para a sua faixa de preço.
Em cenários considerados ideais, como em dias ensolarados ou ambientes bem iluminados, temos fotos com bom registro de detalhes, cores próximas da realidade e pouco ruído.
Já espaços internos ou em fotos noturnas, claramente há uma queda de qualidade com muitos ruídos e alguns borrões, mas ainda é algo aceitável para que você possa postar em redes sociais, uma vez que o software calibra bem e entrega resultados “ok”.
A filmadora faz vídeos em 1080p a 30 fps e falta de uma estabilização mais otimizada, já que ela é puramente eletrônica.
Outro destaque legal é que é possível tirar fotos com zoom de até 3 vezes, mas lembrando que ele é totalmente digital.
Por outro lado, a câmera frontal tem 8 MP e entrega selfies decentes para compartilhamento em mensageiros ou postagens. Ainda assim, esse sensor também grava vídeos em 1080p.
Primeiras impresses
O realme C67 4G é, sim, um bom smartphone para quem está com orçamento apertado. Ele tem design atraente, som estéreo, uma boa autonomia e câmeras que entregam resultados ok.
Entre os pontos negativos, posso citar o chipset “cansado”, que faz o corte da taxa de atualização em alguns momentos, e a insistência no uso de um sensor de apenas 2 MP na traseira.
Um sensor ultrawide, mesmo que com resolução de 8 MP, seria muito mais útil ao usuário. Passando para preços, dentro da nossa plataforma de ofertas podemos encontrar o realme C67 4G a partir de R$ 1.000 para a versão de 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.
8 GB com 256 GB fica na faixa dos R$ 1.250, algo que é até bom se você procura um celular básico para alguém que tem uso mais leve ou até mesmo um aparelho secundário.
Mas é claro que você também pode preferir os Moto G84 ou Galaxy A24, que trazem tela OLED e AMOLED e um conjunto de câmeras também competente para essa faixa de preço.
Lembrando que promoções para o realme C67, bem como para outros smartphones, você encontra no nosso canal de ofertas no Telegram. Para acessar, basta clicar aqui.