Apesar de ainda não ter chegado ao Brasil desde o seu anúncio em setembro passado, os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, da empresa dona do Instagram e outras aplicações populares, caminham para a sua segunda geração com uma série de atualizações.
Em comunicado publicado pela empresa em seu site oficial, o acessório ganhou três novos updates interessantes, destacando a integração para videochamadas e a assistência virtual que responde a comandos de voz. A terceira atualização é física, com novas armações ampliando a variedade visual do aparelho.
Veja também
Ray-Ban Meta + Vision
O anúncio destaca a plataforma de assistência virtual chamada apenas de “Vision”, que funciona mais ou menos como a Siri, Alexa ou Google Assistente: você faz perguntas ao dispositivo, e ele lhe retorna com informações da internet pública sobre aquilo que você o questionou.
O funcionamento também é bastante simplificado, tal qual os concorrentes: usuários precisam dizer apenas “Hey, Meta!” e a função será prontamente acionada, com seu conteúdo alimentado pela Meta AI, a plataforma de inteligência artificial (IA) da Meta.
A Vision também reconhece situações em que ela pode ser útil antes que você pergunte qualquer coisa, como a tradução automática de conteúdos em outro idioma. A empresa usou de exemplo uma viagem a Paris onde você precisaria traduzir o cardápio do restaurante.
Infelizmente, apenas usuários dos EUA e Canadá têm acesso à função neste primeiro momento.
Além do vídeo acima, o próprio Ahmad Al-Dahle, que chefia a divisão de inteligência artificial generativa da Meta, postou um teaser curto divulgando o recurso em seu perfil no X (antigo Twitter):
Multimodal Meta AI is rolling out widely on Ray-Ban Meta starting today! It’s a huge advancement for wearables & makes using AI more interactive & intuitive.
Excited to share more on our multimodal work w/ Meta AI (& Llama 3), stay tuned for more updates coming soon. pic.twitter.com/DLiCVriMfk
— Ahmad Al-Dahle (@Ahmad_Al_Dahle) April 23, 2024
Videoconferncias direto do Ray-Ban Meta
Outro recurso inaugurado nesta leva de atualizações é a integração do Ray-Ban Meta com videochamadas, mas não da forma como você imagina.
Ao invés de fazer uma integração direta nos próprios óculos inteligentes, a empresa ainda exige que você o sincronize com o smartphone – via bluetooth ou wi-fi – e abra uma chamada de vídeo no WhatsApp (é fácil esquecer desse detalhe, mas o mensageiro mais popular do mercado pertence à Meta, lembra-se?).
A partir daí, o pareamento entre óculos e smartphone é identificado, gerando a opção de compartilhar o que você está vendo.
De acordo com a Meta, esta é uma atualização que vem sendo disponibilizada gradualmente em todos os mercados, então ela deve aparecer para toda a base de usuários nos próximos dias.
Novos modelos do Ray-Ban Meta
Partindo para a atualização mais “física”, novas armações com visuais diferentes estão chegando para o Ray-Ban Meta – duas, especificamente: “Skyler” e uma alteração especial da “Headliner”. A primeira tem um visual mais casual, com as pontas externas da armação mais puxadas, simulando o olho de um gato.
A Headliner já existia anteriormente, mas a versão vinha em tamanho único. Agora, a Meta lançou uma edição onde a ponte por cima do nariz é mais baixa, facilitando o encaixe para rostos menores.
As duas já se encontram disponíveis na loja oficial da Meta, onde a empresa já comercializa a linha “Wayfarer”.
E o Brasil?
Lamentavelmente, o Ray-Ban Meta ainda não é vendido no Brasil em caráter oficial. Atualmente, ele pode ser importado por meio de diversos e-commerces locais, mas prepare o bolso: uma rápida pesquisa entregou preços entre R$ 2,5 mil e R$ 4 mil, dependendo do local, modelo ou lojista.