A Qualcomm revelou oficialmente a sua nova linha de chips Snapdragon X. Dessa maneira, já podemos ter acesso às principais especificações técnicas dos componentes. Portanto, dá para ter uma ideia do que esses processadores irão entregar para a próxima geração de computadores com Windows e suporte a inteligência artificial.
Conforme as informações reveladas, a companhia apresentou um total de quatro variantes ao todo desses produtos. Três deles são modelos Snapdragon X Elite, enquanto o restante se chama Snapdragon X Plus, o que está de acordo com informações publicadas em notícias anteriores sobre esses itens.
Snapdragon X Elite X1E-84-100
Este chip parece ser a versão mais robusta entre todos os modelos. Com um total de 12 núcleos, ele possui cache total de 42MB, bem como frequência máxima de 3,8 GHz. Além disso, ele tem um Dual-Core Boost que pode chegar a 4,2 GHz e GPU com 4.6 TFLOPS.
Snapdragon X Elite X1E-80-100
Quanto a essa variante, as semelhanças aparecem no número de núcleos e no cache. Dessa forma, os detalhes diferentes ficam na parte das velocidades, já que o modelo opera em 3,4 GHz, enquanto o boost fica na casa dos 4 GHz. Por fim, também uma redução na parte gráfica, com 3.8 TFLOPS disponíveis.
Snapdragon X Elite X1E-78-100
Assim como os anteriores, o modelo X1E-78-100 carrega a mesma quantidade de núcleos, além de ter mesmo cache e trabalha em velocidades iguais às do X1E-80-100. Aparentemente, o modelo não terá boost em suas frequências, enquanto o desempenho de GPU permanece idêntico ao do anterior.
Snapdragon X Plus X1P-64-100
O último modelo anunciado traz mais mudanças em comparações com as versões Elite. Nesse sentido, ele tem 10 núcleos e opera com clock de 3,4 GHz e seu cache total é de 42MB. Na parte gráfica, ele possui 3.8 TFLOPS e, assim como seus irmãos, trabalha com armazenamento SSD NVMe PCIe 4.0 e memórias RAM do tipo LPDDR5x.
Nas próximas semanas, poderemos ter uma ideia do nível de performance que esses chips conseguem entregar por meio de comparativos. Por enquanto, fica a especulação a respeito de como os modelos da Qualcomm irão se comportar frente aos componentes da Intel e AMD nesse segmento.