Com o intuito de melhorar a acessibilidade, o Gov.br recebeu nos últimos dias uma atualização que agora permite os usuários contarem com o auxílio de um assistente de voz durante o processo de login biométrico. Esse assistente foi introduzido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para que pessoas cegas conseguissem usar o app.
A nova funcionalidade já está disponível desde o nível Bronze de conta e ela busca melhorar o uso do reconhecimento facial do aplicativo, que é um dos fatores mais exigidos para subir o nível da sua conta. Agora quem possui deficiência visual poderá acessar mais de 4.800 serviços disponíveis sem maiores dificuldades que existiam antes.
Esse recurso faz com que comandos sejam emitidos para auxiliar na hora de posicionar o seu celular para realizar o reconhecimento facial exigido. Ele basicamente vai ler os avisos que já aparecem por padrão na tela, como “Aproxime a câmera do seu rosto”, “Vire seu rosto para a esquerda” e outras mensagens que possam aparecer.
Depois que finalizar, o assistente de voz informará o momento em que o processo for concluído. É possível que a ferramenta já venha ativada por padrão após a nova atualização, mas é só ir em “Som”, na parte inferior da tela do seu dispositivo, para desativar.
Além do assistente de voz, o aplicativo agora permite reconhecimento facial com a câmera traseira do seu smartphone. Assim, aqueles que possuem um celular com câmera frontal de baixa resolução poderão confirmar suas identidades para usar o aplicativo. Ainda não tem conta no Gov.br? O Tudo Celular te ensina a criar aqui.