Atualização (25/04/2024) – RS
A Polícia Federal retomou os agendamentos online para que os usuários possam emitir seus passaportes. Para quem não está por dentro, o sistema foi suspenso na última semana após ser alvo de um ataque hacker que tentou invadir o site oficial do serviço. O caso passa por investigação, mas as operações já estão de volta após uma atualização.
Essa iniciativa foi aplicada para todos os tipos de documento desse gênero, incluído o modelo que passou a ser emitido desde o mês de outubro do ano passado. Anteriormente, quem tivesse a necessidade de emitir o passaporte nos próximos dias, deveria enviar itens que comprovem a urgência da viagem na unidade emissora mais próxima.
A PF chegou a enviar um relatório sobre o possível comprometimento das operações por causa de cortes no orçamento para o Ministério da Justiça. Vale lembrar, no entanto, que o serviço pode ser novamente interrompido nos próximos meses, conforme uma previsão feita pelas autoridades.
Outro detalhe importante é que existe risco no custeio das diárias, algo que pode gerar impacto na realização dos trabalhos. Do mesmo modo, a atuação de profissionais em regiões mais vulneráveis do país pode sofrer com os efeitos.
A entidade diz estar na “iminência do cancelamento de contratos que abrangem a manutenção de terceirizados que fazem o serviço de imigração e emissão de passaportes”. Recentemente, a PF se juntou a Abin na apuração de uma invasão de sistema de pagamentos do governo federal.
Veja também: a pesquisa feita em janeiro sobre ataques da categoria de Ransomware.
Matéria Original (18/04/2024)
A Polícia Federal (PF) suspendeu temporariamente o serviço de agendamento online de emissão de passaporte no Brasil após uma tentativa de invasão ao seu site oficial. O caso está sendo investigado pela polícia e a medida visa garantir a segurança dos usuários.
Aqueles que tiverem a necessidade de emitir o passaporte nos próximos 30 dias devem enviar os documentos que comprovem a urgência da viagem na unidade emissora mais próxima que pode ser encontrada pelo link abaixo:
- Superintendências e Delegacias — acessar
A suspensão vale para todos os tipos de passaporte, incluindo o novo modelo que é emitido desde outubro de 2023.
Segundo a PF, agendamentos realizados antes da tentativa de invasão serão atendidos normalmente nas datas e horários marcados. A recomendação é que aqueles que não tenham viagem marcada para os próximos 30 dias aguardem pela normalização do serviço, que ocorrerá após a verificação de integridade dos sistemas.
Saiba mais