Vivemos em uma cultura cada vez mais imediatista, onde o consumo rápido de conteúdos de entretenimento se tornou uma regra. Com tantas mudanças, é claro que a indústria dos games também terá que se adaptar aos novos hábitos de consumo, e a Sony parece já estar se antecipando a isso.
A Sony ama registrar patentes para ideias de jogos que, muito provavelmente, nunca se concretizarão. Recentemente, descobrimos um novo registro que explora a ideia de “reprodução automática de partes de um videogame”.
Basicamente, estamos falando de um recurso de reprodução automática que implica no jogo assumindo o controle e se jogando automaticamente durante segmentos em que o jogador pode achar chatos ou demorados. O exemplo usado é o grind — a necessidade de ganhar experiência e subir de nível para enfrentar o desafio de uma luta contra um chefão ou continuar com a história de um jogo. Em vez de fazer isso manualmente por horas a fio, esse sistema de jogo automático poderia, em teoria, cuidar disso para você, deixando-o jogar as partes do jogo que realmente lhe interessam.
Para fazer isso, o jogo convida você a ativar o modo de jogo automático, momento em que a IA usando “dados do modelo de jogo do usuário” assumirá o controle e fará o trabalho braçal em seu nome, simulando o “estilo de jogo do usuário “. Assim que o tempo de grind for concluído, uma notificação para retomar o jogo normal aparecerá e você continuará jogando normalmente.
Ao usar o modo de jogo automático, os usuários podem evitar a necessidade de jogar partes de um jogo que não gostam de jogar e reduzir o tempo necessário para completar o jogo porque o jogador de IA pode jogar as partes difíceis do jogo em uma velocidade mais rápida.
Conforme notado pelo Exputer, vários títulos MMORPG para PC e celulares utilizam alguma forma de jogo automático, principalmente para avançar nas batalhas ou para cobrir um jogador enquanto ele está ausente do jogo. Não é totalmente inédito, mas certamente não é um recurso obrigatório na maioria dos títulos modernos para console.
Vale lembrar que muitas patentes sequer se concretizam, mas caso a Sony siga adiante com essa ideia, você gostou da novidade?