Foco de notícias recentes por ter confirmado o seu primeiro implante em cérebro humano, a Neuralink passou por uma mudança de sede na última semana, saindo do estado de Delaware e passando a usar Nevada como seu endereço atual.
Por trás da mudança, temos a “retaliação” por parte de Elon Musk ao estado de Delaware após perder na justiça do estado um processo de US$ 55 bilhões em pagamentos de um pacote de compensação concedido pelo conselho de administração da Tesla ao empresário.
Segundo a secretaria de estado de Nevada e um comunicado enviado a investidores da empresa, a mudança foi concluída na quinta-feira, em um movimento que tende a se intensificar com a alteração em outras empresas do empresário que ainda estão em Nevada.
Um dos exemplos disso é a Tesla, que tem sede em Nevada e produz seus carros no Texas. O próprio Elon Musk questionou e, sua conta oficial no X (Twitter) se deveria migrar a empresa de carros elétricos para o mesmo estado que a fábrica está sediada e a grande maioria dos seguidores (87,1%) indicaram que sim mas a decisão dependeria de aprovação dos acionistas para acontecer.
Vale também lembrar: a decisão do processo sobre a Tesla não foi a primeira derrota de Elon Musk no estado de Nevada. No final de 2022, a mesma juíza do caso desse ano recusou a possibilidade de desistência na aquisição do até então Twitter, algo que certamente pesou para o incomodo do bilionário com o estado.
No entanto, nem todas as decisões do estado são negativas para Musk. Também em 2022, um processo que questionava a aquisição da SolarCity aberto por acionistas da Tesla, alegando benefício pessoal e manipulação no processo de prospecção para ocultar problemas, foi recusado pela corte de Delaware