Uma sonda espacial que foi lançada há 46 anos finalmente enviou sinais para a NASA após cinco meses sem conseguir transmite. Apesar da agência espacial não receber informações desde novembro de 2023, não consideravam a sonda como perdida, pois os sinais de comando enviados eram respondidos corretamente.
A Voyager 1 é a sonda mais distante do planeta terra atualmente, pois se encontra a uma distância de 24 bilhões de quilômetros, de acordo com a NASA.
Por cinco longos meses, os engenheiros da agência espacial americana trabalharam para tentar estabelecer contato ao mesmo tempo que buscavam entender o que poderia ter ocasionado essa falta de comunicação. Porém, foi finalmente descoberto o motivo e o problema estava em um dos três computadores de bordo.
O erro no computador de bordo foi devido à falha em um único chip que afetou os códigos que eram responsáveis pela tradução de dados. O computador é responsável por organizar e enviar dados científicos e de engenharia antes de serem repassado para a Terra. Ou seja, até que fosse resolvido, a sonda continuaria recebendo comandos, mas não enviaria sinal.
O problema foi corrigido no dia 1 de abril e hoje (22/04), os cientistas e equipe responsável pela sonda conseguiram obter novamente dados enviados pela Voyager 1 após todo esse período sem atualizar nada. Todos os envolvidos comemoraram o estabelecimento da conexão novamente. Não deixe de conferir o lixo espacial que atingiu uma casa na Flórida e foi identificada pela agência espacial.