Alternativa inicial de navegador para aqueles que usam o Windows, o Microsoft Edge vem buscando seu espaço no mercado para devolver à gigante de Mountain View a liderança que teve no passado com o Internet Explorer, agora nas mãos do Google com o Chrome.
Na mais recente movimentação para tornar isso possível, a Microsoft mirou nas melhorias de desempenho para usuários com Mac que contam com a plataforma Apple Silicon e, graças a ativação do chamado Profile-Guided Optimizations (PGO), conseguindo um incremento de 20% na velocidade em benchmarks.
Apenas para explicar antes de continuar, o Profile-Guided Optimizations (PGO) é “uma técnica de otimização do compilador que usa a criação de perfil para melhorar o desempenho do tempo de execução do programa” e que já está presente, ao menos na versão para Windows, desde 2020.
Segundo informações divulgadas no blog oficial, com autoria do Time do Microsoft Edge, os testes foram executados em um Mac Mini com a plataforma Apple Silicon M2 e foi possível obter um incremento de 20% no desempenho, o que levou o navegador a ultrapassar o marco de 500 pontos no Speedometer 2.1, ante um resultado de aproximadamente 425 sem o PGO.
Para além do Speedometer 2,1, a Microsoft também apresentou resultados para o MotionMark, sendo observado um salto de quase 1000 pontos nos resultados antes e depois da ativação do PGO, como pode ser visto no gráfico abaixo.
O MotionMark 1.2 é uma suite de testes que foca na performance de renderização de páginas complexas com gráficos e animações, podendo ser considerado um exemplo de página o Excel Online.
Por fim, a Microsoft também revelou os resultados no JetStream, que foca na velocidade de inicialização e execução de código, sendo uma métrica interessante para entender como o navegador se entende com sites que fazem uso intenso de códigos.
Nesse teste, os gráficos apontam para uma uma evolução de aproximadamente 315 pontos para 350, um incremento de aproximadamente 11% quando comparadas as pontuações.
A Microsoft não chegou a definir qual é a versão do Edge que entrega as implementações PGO citadas mas, considerando a observação na postagem no blog que convida os usuários a testar também, é de se imaginar que a novidade já esteja disponível no último update estável do navegador para macOS.
Não menos importante, não foi detalhado pela Microsoft quais foram as evoluções em versões anteriores do Apple Silicon como o M1 e M1 Pro, bem como em posteriores mas é de se esperar que o desempenho também tenha melhorado (porém em proporções diferentes) nessas plataformas.
Os interessados em baixar e instalar podem fazê-lo baixando o instalador no site oficial do Microsoft Edge clicando aqui.
Microsoft Edge
Desenvolvedor: Microsoft Corporation
Preço: grátis
Tamanho: varia de acordo com o dispositivo