Computadores que desejam atualizar seus sistemas para o Windows 11 24H2 devem, obrigatoriamente, estar equipados com um processador que dê suporte à tecnologia SSE 4.2, segundo uma atualização de requisitos mínimos da Microsoft.
Embora esse recurso não seja novo nem signifique um problema para a maioria dos usuários, isso vem impedindo que alguns deles consigam atualizar o sistema operacional para a nova versão. Sem o referido suporte, o Windows 11 sequer entra em processo de inicialização.
Veja também
“SSE 4.2” é uma sigla para Streaming SIMD Extensions. Essencialmente, trata-se de um conjunto de instruções de reprodução multimídia e matemática que melhoram o desempenho dessas operações. Originalmente, o recurso foi introduzido pela Intel em 2008, chegando a CPUs da AMD em 2011.
Anteriormente, esse conjunto de recursos não era uma exigência para rodar o Windows 11 24H2. No entanto, por razões não divulgadas, a Microsoft decidiu ampliar o volume de exigências para essa finalidade, conforme apontou primeiro o informante “Bob Pony” no X (ex-Twitter).
⚠️ UPDATE: Since Windows 11 Build 26080, a CPU with the SSE4.2 instruction is ALSO REQUIRED TO BOOT Windows 11 Version 24H2!!
Attempting to boot Build 26080+ on systems without the SSE4.2 instruction present will trigger an automatic reboot once it reaches the boot screen phase. https://t.co/iLkYuqQojZ pic.twitter.com/5RCxzoFexQ
— Bob Pony (@TheBobPony) April 21, 2024
Como dissemos, em termos práticos, isso não fará diferença para muita gente: qualquer processador recente já vem com suporte nativo ao SSE 4.2. Entretanto, alguns usuários, como entusiastas de computação retrô ou quem usa um computador verdadeiramente antigo ficarão de fora da referida atualização.
A versão 24H2 do Windows 11 é uma atualização sistêmica de grande porte, introduzindo diversas mudanças de qualidade de vida e novos suportes aos computadores. O maior destaque fica para o fato deste update ser o primeiro a contemplar os processadores Snapdragon X Series, da Qualcomm, além de trazer um foco ampliado em aplicações de inteligência artificial (IA).
A expectativa é a de que a nova versão venha em algum momento no segundo semestre de 2024, mas uma versão LTSC dela acabou vazando no começo do mês.