Microsoft adiciona funo “sudo” estilo Linux em verso de testes do Windows 11

Microsoft adiciona funo “sudo” estilo Linux em verso de testes do Windows 11


A build 26052 do Windows 11 liberada nesta semana para os membros do programa Insider Preview (de testes do sistema) recebeu o suporte nativo para o comando “sudo”, função usada em softwares baseados em Unix, como Linux e macOS.

Como esse recurso já está em testes, a previsão é que a função “sudo” chegue de forma oficial no sistema operacional por meio de uma atualização liberada para todos ainda em 2024, mais para o final do ano, quem sabe, na variante 24H2 do Windows 11.

Vale destacar que o comando sudo” permite executar programas e tarefas específicas com privilégios de segurança mais elevados, como um administrador do sistema. A função é bem útil para desenvolvedores, pois entrega um maior controle no SO.

Segundo a Microsoft, os usuários do Windows 11 vão poder usar do “sudo” em três modos: com uma nova janela, com input desabilitado e inline – este último sendo mais parecido com o Linux, já que as outras opções são mais limitadas.

O código-fonte do projeto será liberado pela empresa no GitHub. “Estamos trabalhando muito para adicionar mais informações sobre o projeto no repositório e compartilharemos mais detalhes nos próximos meses”, disse o Gerente de Produto da Microsoft, Jordi Adoumie.

Qualquer usuário com o Windows 11 Insider Preview Build 26052 já pode acessar o sudo no sistema operacional. Para isso, basta abrir as configurações do software, selecionar a opção “Para desenvolvedores” e ativar o botão de “Habilitar sudo”.

E você, gostou dessa novidade? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!



Deixe um comentário