A JEDEC, que é o organismo que desenvolve a atualiza o padrão que dá vida à memória RAM que tão bem conhecemos, decidiu aumentar a velocidade de referência para a memória RAM DDR5.
Porém, é uma mudança que não aposta apenas e só na velocidade! Além disso, esta atualização tem como objetivo a fiablidade, segurança, e também aprendizagem automática.
Memória RAM DDR5 vai ficar mais rápida (e mais cara)!
Portanto, o padrão JESD79-5C DDR5 SDRAM adiciona uma contagem de ativação por linha (PRAC), o que por sua vez é uma técnica que melhora significativamente a integridade dos dados DRAM. Mais concretamente, o PRAC conta com precisão, as ativações da DRAM em um nível de linha, alertando o sistema para suspender o tráfego, ao mesmo tempo que reserva tempo para as etapas de mitigação necessárias quando detecta ativações excessivas. A estreita coordenação do PRAC oferece uma maneira precisa e previsível de gerenciar problemas de integridade de dados. Isto é especialmente importante para centros de dados, ou outros tipos de mercados empresariais.
Além disto, temos uma extensão da especificação do parâmetro de 6800 Mbps para 8800 Mbps. Que claro está, aponta para um aumento significativo em toda a gama de produtos para o futuro imediato.
Entretanto, a nova norma também introduz o Self-Refresh Exit Clock Sync para otimização do treino de E/S e implementa temporizações DDP (Dual-Die Package).
Quando é que vamos ver isto no mercado?
A nova versão do padrão já está em vigor, pelo que as fabricantes como a AMD e a Intel podem começar a trazer suporte para a mesma nas suas próximas plataformas de desktop, portáteis e servidores. Algumas das quais deverão ser lançadas ainda este ano de 2024.
Entretanto, é preciso ter em consideração que a produção de chips DRAM está a encarecer em 2024. Por isso, apesar de algumas vantagens nas novas normas, é provável que os produtos cheguem ao mercado bastante mais caros.