Alguns usuários do Google Mapas no iOS estão relatando a presença do recurso Live Activities durante o uso do app de geolocalização via GPS do Google, recebendo atualizações em tempo real sobre atividades que ocorrem naquele momento nas imediações.
O Live Updates foi introduzido no iOS 16, e faz justamente o que o nome implica: integrado a diversos aplicativos, ele notifica você – pela ilha no topo da tela ou com algum design próprio que varia de acordo com o app – sobre atividades de interesse. Ele não se limita apenas a eventos geolocalizados, porém: fãs do esporte podem monitorar um jogo que está sendo disputado naquela hora, por exemplo.
A notícia pegou alguns usuários do sistema operacional do iPhone de surpresa, e como não houve qualquer anúncio da Apple ou do Google, é seguro presumir que o recurso está sendo testado de forma gradual. Até o momento, o Live Activities é totalmente integrado ao Apple Mapas, mas não ao Google Mapas.
Mais além, segundo os mesmos relatos, pessoas que viram a função em funcionamento também afirmaram tê-la perdido algumas horas depois. Ou seja, o suposto teste ainda é bastante primário e com escopo bem limitado.
Vale citar que o Google anunciou que integraria o Live Activities ao Google Mapas há mais de um ano, em fevereiro de 2023. Mesmo depois de alguns testes públicos em agosto (e, também, depois da chegada da linha iPhone 15 ao mercado), o app ainda não oferecia suporte ao recurso.
A empresa de Mountain View nunca justificou o atraso e o assunto eventualmente esfriou nas redes e na imprensa, retornando aos holofotes hoje, desta maneira mais “camuflada”. No Android, as informações de atividades em tempo real já existem há algum tempo, embora não tenham um nome próprio para o marketing.
Paralelamente, o app de geolocalização do Google começou a usar a inteligência artificial generativa para descrever alguns pontos de interesse em seu uso.
(atualizado em 24 de abril de 2024, s 17:24)