A Linux Foundation, por meio de sua divisão de IA e Fundamentação de Dados, anunciou recentemente a criação da OPEA – sigla em inglês para “Plataforma Aberta para IA Empresarial”. A ideia é estabelecer um ponto de discussão e desenvolvimento para que modelos de inteligência artificial generativa tenham a colaboração de várias marcas participantes.
Segundo o comunicado, veiculado no próprio site da fundação, nomes como Red Hat, Cloudera, Intel e VMWare, entre vários outros, estão envolvidos na empreitada como parceiros.
Segundo Ibrahim Haddad, diretor-executivo da Linux Foundation para AI e Dados:
“Nós estamos empolgados em dar as boas-vindas à OPEA para a nossa divisão, com a promessa de oferecer canais padronizados, modulares, heterogêneos e de código aberto de aplicações de Geração Aumentada de Recuperação (RAG) para empresas com um foco no desenvolvimento por modelos abertos e com suporte reforçado e otimizado para vários compiladores e ferramentas.
Nesta fundação, empresas podem acelerar a integração e entrega de IA, bem como novos e únicos casos verticais de sucesso. A OPEA permitirá novas possibilidades na inteligência artificial ao criar um framework detalhado que se destaca à frente da tecnologia. Essa iniciativa é um testamento à nossa missão de implementar a inovação e colaboração open source dentro das comunidades de IA e dados dentro de um modelo de governança neutro e aberto.”
A medida vem em meio à crescente adoção da inteligência artificial generativa por várias companhias: segundo uma pesquisa publicada no fim de março, a busca generalizada por temas voltados à IA – puxada pela popularização de aplicações como ChatGPT, Gemini e Copilot, para citar algumas – é até três vezes maior que outros conceitos, como o Metaverso.
Com isso, a Linux Foundation sentiu-se compelida a ingressar ao meio. Mas ao invés de lançar uma solução própria, ela preferiu estabelecer um ambiente de colaboração entre várias empresas, a fim de que a solução ou as soluções que saiam disso possam ser consideradas e usadas por todos.
“A OPEA busca facilitar e habilitar o desenvolvimento de sistemas escalados e flexíveis de IA generativa, que dominem a melhor inovação open source por todo o ecossistema”, diz trecho do comunicado.
A iniciativa conta com um site próprio (opea.dev) para receber outras empresas que queiram participar do projeto.