De acordo com rumores veiculados pelo site chinês Benchlife, a Intel deve lançar uma nova plataforma Bartlett Lake-S como produto para a sua linha empresarial Intel NEX; mas a comercialização para o consumidor final, doméstico, não está descartada.
Recentemente, a gigante dos processadores anunciou que lançaria uma nova plataforma de codinome Barlett Lake-S. Porém, não ficou muito claro quais seriam as diferenças entre essa nova plataforma e a Raptor Lake-S Refresh, que está atualmente no mercado. Isso, pois foi reportado que a nova proposta usaria o mesmo nó Intel 7 e o mesmo silício da geração atual.
Informações vindas da cadeia de produção, no entanto, afirmam que o Barlett Lake-S seria focado em aplicações “Network e Edge”; fazendo uma alusão ao grupo Intel NEX (Network and Edge) – linha voltada ao consumidor empresarial.
No campo das especificações, o novo Barlett Lake-S deve contar com 24 núcleos e 32 threads, utilizando 8 P-cores e 16 E-cores (mas uma versão com apenas 12 P-cores, sem E-cores, também pode ser disponibilizada).
A nova plataforma deverá usar o socket LGA-1700, lançado em 2021, e ser compatível com memórias DDR4 e DDR5 – assim como os processadores das gerações 12, 13 e 14. Além disso, pode apresentar uma melhor performance em IA se comparado a atual Raptor Lake-S Refresh. Em GPU, devemos ver a UHD Graphics 770.
Pelos parâmetros, o Bartlett Lake-S deve ficar mesmo reservado para a linha empresarial da Intel. No entanto, o mercado doméstico não foi excluído pela fonte do rumor.