Como noticiámos nos últimos dias, tudo indica que a Apple vai apostar forte na implementação de funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial no iOS 18 que deverá chegar ao mercado com o lançamento dos novos iPhone 16. Uma implementação diferente, porque a Apple vai apostar em algoritmos com processamento local, em vez de contar apenas e só com computação na “nuvem”.
Isto é bom, mas também é mau. Vai ser interessante perceber como a coisa vai correr para a Apple.
IA no iPhone vai ser mais rápida. Mas é menos inteligente!
Portanto, além do facto de as novas funcionalidades IA da Apple serem muito provavelmente exclusivas dos modelos mais recentes, não sendo até expectável que cheguem ao iPhone 15 Pro/Pro Max. Temos ainda o facto de o hardware atual não ter ainda potência suficiente para oferecer IA a sério no mundo mobile.
Afinal, as fabricantes não andam a usar servidores poderosíssimos, e caros, para potenciar a sua IA, só porque lhes apetece. Existem limitações técnicas sérias, que vão demorar anos a ser ultrapassadas.
– Advertisement –
Sendo exatamente por isto que temos de olhar para estas notícias à volta da Apple com olhos semi-cerrados. É que se for mesmo tudo local, é muito provável que as funcionalidades sejam extremamente limitadas face a tudo aquilo que a Google, Samsung, Microsoft, etc… Andam a fazer no mercado.
Exemplos daquilo que a Apple pode vir a fazer com a IA “local”?
- Resumos automáticos de textos (mensagens, e-mails, etc…).
- Sugestão de mensagens, ou criação automática de respostas (mensagens, e-mails, etc…).
- Melhores Playlists automáticas no Apple Music
- Siri Renovada
- Ajuda no desenvolvimento de código no Xcode.
- Funcionalidade de suporte automático.
Sabe a pouco? Pode ser apenas o início, ou pode ser a estratégia da Apple enquanto ainda ninguém sabe muito bem aquilo que a Inteligência Artificial significa no mundo mobile. Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.