A Huawei recuperou a liderança do mercado chinês de smartphones no primeiro trimestre deste ano. A informação foi confirmada pela IDC em relatório publicado nesta quinta.
Segundo os números coletados no varejo e em canais oficiais, a Huawei está tecnicamente empatada com a Honor, uma vez que ela tem 17,1% de participação e a Huawei soma 17%.
No entanto, o que chama a atenção é o rápido crescimento de ambas, uma vez que a Huawei alcança 110% e a Honor 13,2%, sendo que as empresas são basicamente as únicas a crescer neste começo de 2024.
Os dispositivos dobráveis e o Honor Magic 6 foram os responsáveis pelo crescimento da Honor, enquanto as linhas Mate 60 e Nova 12 seguem puxando a Huawei. Antes unidas, as empresas agora concorrem pela liderança.
Veja os dados na tabela abaixo:
A terceira posição é ocupada pela OPPO e Apple em um também empate técnico onde a primeira tem 15,7% de participação e a segunda traz 15,6%. Ambas tiveram queda nas vendas, com a OPPO registrando 15,5% e a Apple 6,6%.
Por fim, a vivo ocupa o quinto lugar, com 14,6% de participação e uma queda anual de 10,7%. Segundo analistas de mercado, por mais que tenha problemas de abastecimento, a Huawei tem feito outras empresas perderem vendas na China.
Enquanto OPPO e vivo são afetadas pelos smartphones intermediários, a Apple enfrenta a concorrência da linha Mate 60. Em números totais, o mercado chinês vendeu 69,26 milhões de smartphones no primeiro trimestre deste ano.
Isso representa um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado, indicando que o segmento de smartphones se recuperou totalmente dos problemas gerados no pós-pandemia.