O Google deve proibir a veiculação de anúncios políticos nas buscas e no YouTube durante as eleições municipais de 2024. A decisão da empresa foi comunicada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizar as regras para impulsionamento de propaganda eleitoral.
Segundo o Google, as suas regras de conteúdo político devem ser modificadas em maio, uma vez que as eleições estão se aproximando.
Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto – disse em nota ao Poder360.
Aprovada em fevereiro, a nova resolução do TSE tornou obrigatória a existência de bibliotecas de anúncios de conteúdo político eleitoral pelas redes sociais e plataformas. Além disso, a medida deve ser permanente, mesmo em períodos onde não há eleições.
Outra exigência é de que as empresas devem fornecer uma ferramenta de consulta (um buscador), “acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório” a partir de palavras-chave e nome dos anunciantes.
Em caso onde um candidato ou partido político veicule um anúncio pago com fake news e boatos, a plataforma também fica obrigada pelo TSE a veicular, “por impulsionamento e sem custos”, conteúdo informativo que elucide o fato notoriamente inverídico “nos mesmos moldes e alcance da contratação”.
Para o Google, as exigências do TSE tornam inviável a moderação de tantos anúncios em uma eleição que ocorrerá em mais de 5 mil municípios. Por isso, a empresa decidiu por abrir mão da receita com esse tipo de publicidade.