A versão beta mais recente do Google Chrome inclui uma ferramenta para assinar digitalmente arquivos em PDF. Esse recurso poderá em breve chegar à versão estável do navegador, permitindo que os usuários insiram sua assinatura digital em documentos com maior praticidade.
O Google Chrome possui uma extensa lista de extensões com leitores de PDF que são confiáveis e robustas. Elas permitem que um usuário abra esses arquivos rapidamente sem precisar sair do navegador e abrir outro aplicativo.
A última versão estável do Google Chrome possui múltiplas ferramentas para visualizar arquivos de PDF. Os usuários podem aumentar ou diminuir o zoom de um documento, encaixar em uma página, habilitar a visualização em duas páginas, rotacionar as páginas e acessar a aba de conteúdos. O Google Files também pode salvar documentos escaneados em PDF, que podem ser acessados no Chrome.
Já faz um bom tempo que documentos PDF podem aceitar e transportar assinaturas digitais. O código digital oferece uma prova de autenticação e autorização e não é preciso dizer que, até o momento, apenas algumas plataformas dedicadas, como o pacote Acrobat da Adobe, ofereciam esse recurso
Escondido na versão Canary mais recente do Google Chrome está a capacidade de incluir uma assinatura digital em um documento PDF. A versão 126 do Chrome Canary possui uma flag experimental que, quando ativada, habilita o recurso “PDF Ink Signatures”.
There is a new flag in Chrome Canary that “enables the ability to annotate PDFs using a new ink library”, but so far I haven’t noticed any changes in the PDF viewer after enabling it:https://t.co/sX7rxOPMKe pic.twitter.com/jGfpBpi5J1
— Leopeva64 (@Leopeva64) April 19, 2024
O Google ainda não ativou o recurso PDF Ink Signature Annotations na versão estável do navegador Chrome. No entanto, a presença da bandeira dentro da versão Canary é um forte indício de que ela pode ser lançada.
A bandeira no Chrome Canary supostamente confirma que a ferramenta de assinatura digital estará disponível em uma próxima versão estável do navegador Chrome. Até a documentação do Chromium parece sugerir isso.
O Google Chrome está disponível em dispositivos Mac, Windows, Linux, Chrome OS, Fuschia e Lacros. Consequentemente, os navegadores Chrome para esses sistemas operacionais podem obter o recurso. Não há, no entanto, nenhum cronograma confirmado para a implantação.
New! Access #Adobe Acrobat PDF tools in #Chrome; view, fill, comment, sign, convert, and compress tools available.https://t.co/bqigfJ3um7 #PDF #Chromeextension pic.twitter.com/N8JLZI7RIt
— MajorGeeks (@majorgeeks) January 31, 2024
O rival do Chrome, o Microsoft Edge, está consideravelmente à frente na modificação de documentos PDF. O Edge atualmente inclui um conjunto completo de ferramentas de anotação, como Desenho, Apagar, Destacar, etc. O Google pode estar indo direto para o suporte de assinatura digital.
Para testar os recursos do PDF Ink Signatures, os usuários precisam baixar o Google Chrome Canary. Em seguida, digite “chrome://flags/#pdf-ink2” na barra de endereço e alterne a configuração para “Ativado”
É importante observar que a versão Canary do Google Chrome não se destina ao uso diário ou ao público em geral. É uma versão experimental instável destinada a testadores beta.
E aí, o que achou dessa possível novidade no Chrome?
Google Chrome
Desenvolvedor: Google
Grátis
Tamanho: Varia segundo a plataforma