Fedora 40 lanado com GNOME 46, ferramentas de desenvolvimento de IA e mais

Fedora 40 lanado com GNOME 46, ferramentas de desenvolvimento de IA e mais


O Fedora Workstation 40 foi lançado com a adição de alguns novos recursos para os usuários. A princípio, algumas dessas novidades já fizeram parte da versão beta do sistema operacional baseado em Linux, como o GNOME 46. Nesse sentido, a plataforma vem melhorias no visual, funcionalidades e também no desempenho.

Novidades do Fedora Workstation 40

Ferramentas para desenvolvimento de IA


O Fedora Linux 40 é fornecido com o nosso primeiro pacote PyTorch. PyTorch é uma estrutura popular para aprendizagem profunda, e pode ser difícil de instalar de forma confiável com as versões certas de drivers e bibliotecas e assim por diante. O pacote atual só suporta a execução na CPU, sem aceleração de GPU ou NPU, mas este é apenas o primeiro passo. Nosso objetivo é produzir uma pilha completa com PyTorch e outras ferramentas populares prontas para uso em uma ampla variedade de hardware pronto para uso.


Também estamos enviando com o ROCm 6 – software de código aberto que fornece suporte de aceleração para placas de vídeo AMD. Planejamos ter isso habilitado para o PyTorch em uma versão futura.



GNOME 46


O Fedora Workstation 40 apresenta o GNOME 46, a versão mais recente do ambiente de desktop GNOME. As principais atualizações incluem uma atualização notável do aplicativo Arquivos, introduzindo novos recursos e aprimoramentos. Além disso, muitos aspectos da acessibilidade receberam melhorias, garantindo uma experiência de usuário mais inclusiva. O aplicativo Configurações e outros aplicativos principais foram refinados para melhor usabilidade. Mais detalhes podem ser encontrados nas notas de versão do GNOME 46.






Muitas outras melhorias foram feitas ao longo do GNOME 46, tais como:


  • Agrupamento de notificações por aplicativo. Agora, cada notificação tem um cabeçalho. Ele mostra o nome e o ícone do aplicativo. Isso torna possível ver qual aplicativo enviou um alerta. A notificação agora também tem um botão de expansão.
  • Agora você pode abrir uma nova janela para aplicativos fixados no traço adicionando o modificador Ctrl. Por exemplo: Super+Ctrl+1 abre uma nova janela para o primeiro aplicativo no traço, complementando o atalho existente do Super+ que inicia o próprio aplicativo.
  • Por padrão, Tocar para clicar agora está habilitado para touchpad.
  • O GNOME 46 agora possui a opção de Login Remoto. Você pode se conectar remotamente usando RDP a uma nova sessão de área de trabalho dedicada quando não houver uma sessão ativa.




Aplicativos principais




Os principais aplicativos do GNOME tiveram melhorias significativas na nova versão. Alguns deles incluem:






Configurações






O GNOME 46 vem com atualizações empolgantes para o aplicativo Configurações, tornando-o mais fácil de usar do que nunca. A versão mais recente tem mais mnemônicos de teclado que facilitam a navegação. Ele também tem uma interface moderna e elegante. As configurações de aparência carregam mais rápido do que antes e com visualizações mais nítidas. Esta nova versão fornece um controle mais preciso da pressão da caneta Wacom.






Além das atualizações mencionadas acima, o aplicativo Configurações recebeu grandes melhorias que merecem destaque:


  • O aplicativo Configurações tem um novo painel do sistema. Ele agrupa Região & Idioma, Data & Hora, Área de Trabalho Remota e Sobre em um painel de configurações. Este novo design torna o aplicativo mais fácil de navegar.
  • O GNOME 46 atualizou as configurações do touchpad com duas novas opções. O primeiro, chamado Secondary Click, permite que você escolha como executar um clique com o botão direito do mouse no touchpad: com dois dedos ou clicando em um canto. A segunda opção permite que você mantenha o touchpad ativo enquanto digita, o que ajuda em alguns aplicativos e jogos onde você precisa usar o teclado e o touchpad ao mesmo tempo.




Files


  • Uma das atualizações notáveis para o Files é a introdução de um novo recurso de pesquisa global. O recurso de pesquisa global permite pesquisar arquivos em todos os locais configurados. Você pode pesquisar o conteúdo de arquivos, filtrar arquivos por tipo e data de modificação e pesquisar vários locais de uma só vez. Clique no ícone ao lado do campo de caminho do arquivo para ativar esse recurso.
  • No GNOME 46, a seção de progresso dinâmico da barra lateral na parte inferior permite que você monitore as operações de arquivos de forma mais eficaz com mais detalhes sobre seu progresso.
  • A alternância entre modos de exibição de lista e de grade em Arquivos agora acontece rapidamente. Isso corrige o atraso notado em versões anteriores.
  • Outras alterações no aplicativo Arquivos incluem um novo campo de pesquisa nas preferências Arquivos. Ele ajuda a encontrar configurações específicas. Agora também há uma opção para mostrar data e hora em um formato consistente e descoberta de rede aprimorada. Esses refinamentos tornam o gerenciamento de arquivos mais eficiente.

Fedora 40: melhorias no desempenho

Em relação ao desempenho, vale destacar que o sistema agora tem uso reduzido de memória na pesquisa, enquanto os apps de terminal tiveram aumento na velocidade de execução. O software também está com visuais mais atraentes, com textos exibidos de forma mais clara.

Não apenas isso, como há suporte experimental para taxa de atualização variável, além da possibilidade de configurar conforme as preferências do usuário.

Ainda sobre Linux: confira um levantamento recente sobre a adesão de computadores ao sistema operacional.



Deixe um comentário