O Departamento de Comércio dos Estados Unidos estuda novas sanções contra a China em busca de dificultar o uso da arquitetura RISC-V em chips desenvolvidos no país.
Em carta enviada a um comitê do Congresso, os representantes do departamento reconhecem que o RISC-V é de código aberto e isso causa uma dificuldade adicional no controle que os EUA podem exercer sobre a plataforma.
Ainda assim, o governo estuda formas de impedir que códigos e outros componentes desenvolvidos nos EUA sejam compartilhados com os chineses.
Estamos trabalhando para revisar os riscos potenciais e avaliar se há ações apropriadas, sob a autoridade de comércio, que possam efetivamente abordar quaisquer preocupações potenciais.
Atualmente, grandes empresas chinesas tem investido em RISC-V devido a sua natureza de código aberto, evitando colaborar diretamente com a britânica ARM.
Por isso, o temor dos legisladores americanos é de que a China consiga superar o país ao usar essa arquitetura que está fora do controle de Washington.
Os EUA criaram um grande problema no 5G quando baniram a Huawei, uma vez que empresas americanas ficaram impedidas de estabelecer e seguir padrões em uma tecnologia onde a chinesa é o nome de referência.
Em seu texto, o Departamento de Comércio alega que estuda tudo com muito cuidado para que “os problemas do 5G” não se repitam, mas ainda não há qualquer ação efetiva listada.