Emuladores de Nintendo Wii e GameCube podem no chegar ao iPhone

Emuladores de Nintendo Wii e GameCube podem no chegar ao iPhone


Nos últimos dias, vimos diversos emuladores de consoles antigos chegando ao iPhone, indo desde o GameBoy até o primeiro PlayStation. Ainda que o futuro desses emuladores seja incerto, parece que alguns sistemas da Nintendo, particularmente o Wii e o GameCube, podem nunca chegar aos dispositivos da Apple.



Provenance: emulador de PlayStation e SEGA Saturn chegar





Apple
19 Abr




Criador do PPSSPP diz que o emulador chegar





Tech
19 Abr


Ainda que a Apple tenha mudado recentemente as regras da App Store para permitir que emuladores de videogames sejam lançados para iPhone e iPad, emuladores de Nintendo Wii e GameCube podem nunca ser lançados na loja, a menos que a gigante de Cupertino seja obrigada legalmente a mudar suas regras novamente.

O Wii e o GameCube são baseados em processadores de arquitetura PowerPC. Todos os iPhones, iPads e agora Macs são baseados na arquitetura ARM. Basicamente, todas as instruções precisam ser traduzidas para uma linguagem que os novos sistemas possam entender, e isso tem um enorme impacto no desempenho.

A Apple teria uma solução, que é o chamado JIT (Just-in-Time), mas seu acesso é restrito. A desenvolvedora que levantou a questão sobre o impedimento da App Store, a criadora do emulador conhecido como DolphiniOS, diz que submeteu seu aplicativo para análise da Apple, mas ele foi rejeitado, provavelmente por questões de segurança. Sem o sinal verde da Apple para uso do JIT, nenhum iPhone atual é capaz de rodar jogos de GameCube ou Wii em taxas de quadros aceitáveis. Abaixo estão dois vídeos de demonstração, mostrando o DolphiniOS sem acesso ao JIT e com:

Esses estágios iniciais do surgimento dos emuladores na App Store não foram exatamente tranquilos: há alguns detalhes obscuros (a Apple diz que só aceitará software que emula consoles “retrô”, mas não explica exatamente o que isso significa), além das limitações/implicações legais óbvias (emuladores podem ser legais, mas os jogos em si são sempre protegidos por direitos autorais).

Por enquanto, nos resta aguardar para descobrir como essa situação vai se desenrolar, mas está claro que a Apple tem alguns desafios para resolver.

Você acha que essa farra dos emuladores vai durar muito tempo?



Deixe um comentário