Os automóveis são máquinas complexas e, como tal, nem sempre é evidente o que se passa debaixo do capô. Especialmente se algo estiver errado. Com todos os componentes do seu carro a funcionar em harmonia, o seu carro não deveria fazer ruídos estranhos. No entanto, todos os que conduzem regularmente já sentiram o pavor quando surge um som mais estranho no seu carro. Dito isto, estes três barulhos são perigosos para o seu carro!
Cuidado! Estes três barulhos são perigosos para o seu carro!
Os ruídos são assustadores mas podem indicar quase exatamente o que se passa com o seu automóvel. Com um ouvido apurado, pode muitas vezes diagnosticar e isolar os principais problemas do seu automóvel antes de o levar a um mecânico ou tentar repará-lo sozinho. Estar mais informado sobre o funcionamento do seu automóvel também nunca é mau. Esteja atento a ruídos estranhos no seu automóvel. Pode não ser nada de preocupante ou pode significar que existe um problema grave.
Ranger das rodas
Se o seu carro estiver a ranger, especialmente quando abranda, é provável que os seus travões precisem de ser substituídos. Os travões de disco modernos consistem principalmente em três partes – um rotor, uma pinça e pastilhas de travão. O rotor está ligado à roda do seu automóvel e, quando pressiona o pedal do travão, a pinça pressiona as pastilhas de travão contra o rotor, aplicando fricção para abrandar a velocidade.
Quando as pastilhas de travão ou o rotor estão gastos, pode resultar num ruído estranho durante a travagem. Logo que saem da caixa, tanto as pastilhas de travão como o rotor são muito planos, o que permite uma maior área de superfície e uma melhor travagem. À medida que os travões se desgastam, as tensões repetidas e o calor da travagem (especialmente a travagem brusca) desgastam as pastilhas de travão.
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Inicialmente, os travões desgastados podem produzir um ruído de chiar ou ranger. Se não for tratado atempadamente, esse rangido pode evoluir para um som bastante hediondo. Se se sentir suficientemente aventureiro, a substituição dos travões de disco é um processo bastante simples na maioria dos automóveis. Sites como o YouTube e fóruns de entusiastas de automóveis são os seus melhores amigos. Para carros mais antigos, é provável que também existam vários guias de reparação online.
O barulho do compartimento do motor
Os motores de combustão interna funcionam com vários milhares de explosões por minuto. O interior do motor do seu carro é um local bastante hostil, para não dizer pior. Ocasionalmente, as peças no interior do compartimento do motor ou os cilindros individuais não funcionam normalmente – e ou racham sob o stress, ou simplesmente partem-se.
Embora um pistão que decida soltar-se da sua prisão cilíndrica não aconteça muitas vezes em cenários de condução normais, pode ficar descontrolado e fazer todo o tipo de ruídos desanimadores antes de falhar completamente. Sem supervisão, pode parecer que o motor está cheio de berlindes. Não é um som agradável.
Existem várias causas para isto. Desde óleo insuficiente a problemas com o rolamento da biela na cambota. Independentemente da causa real, quando os seus pistões começam a comportar-se de forma anormal e a fazer ruídos assustadores, é provável que o seu automóvel precise de atenção imediata se os sons não desaparecerem.
Se for detetado precocemente, pode resultar apenas na substituição dos anéis e das chumaceiras dos pistões. Por outro lado, se deixar passar muito tempo, o seu motor pode destruir-se, obrigando a uma reconstrução completa. Se o seu carro for um dos seus bens mais valiosos, uma reconstrução pode valer a pena. Se for apenas um carro de passeio, talvez seja altura de procurar outro carro.
Assobio vindo das rodas
Se alguma vez estiver na autoestrada e começar a ouvir um zumbido sensível à velocidade ou quase um assobio vindo de uma das suas rodas, é possível que um dos rolamentos das rodas esteja a começar a falhar. Pode verificar isto facilmente levantando o carro e sacudindo as rodas.
Se a roda for sólida e não se mover lateralmente (para além de rodar para a frente e para trás normalmente), então é provável que não haja problemas no que diz respeito aos rolamentos. Se, no entanto, a roda se mexer, terá de substituir os rolamentos.
A não ser que se considere um mecânico confiante e queira substituir os rolamentos, a massa lubrificante e todos os outros conjuntos relacionados, é provável que tenha de substituir todo o cubo da roda do seu automóvel se detetar que os rolamentos estão prestes a dizer adeus.
Agora já sabe quais os barulhos mais perigosos para o seu carro!