Atualização (9/2/2024) – HA
Recentes atualizações no Android Auto, apesar do redesenho para resposta de voz, parecem estar causando problemas com o Google Assistente para alguns usuários, resultando em mensagens de “Oops, algo deu errado” sempre que o usuário tenta um dar um comando de voz.
Ao tentar ativar o Google Assistente no carro, o Android Auto retorna com um erro, como corroboram dezenas de relatos disso ocorrendo em vários tópicos nos fóruns de suporte do Google, e não parece haver uma solução clara disponível.
Não há uma razão clara para o que pode estar causando o problema, mas, a partir dos relatos disponíveis, parece ser ou a atualização do Android Auto 11.1 ou, mais provavelmente, uma atualização recente do aplicativo do Google. Os relatos começaram a surgir no final de janeiro.
Algumas medidas de solução de problemas potenciais podem incluir verificar atualizações para seus aplicativos na Play Store, carregar uma nova versão beta do Android Auto ou reverter as versões do aplicativo desinstalando atualizações. Mas, é provável que este seja um problema que será corrigido nos próximos dias.
Ironicamente, isso está acontecendo logo após o Google lançar uma grande atualização visual para o Assistente no Android Auto. É altamente improvável que o redesenho tenha tido algo a ver com esse erro, no entanto.
Texto original (26/1/2024)
O Google Assistente recebeu uma atualização para o Android Auto que abrange mudanças na interface de “escuta”, onde uma tag agora saúda os usuários com um “Olá, como posso ajudá-lo?” caso não haja resposta imediata. Quando o usuário começa a falar, a fala é transcrita na barra inferior, substituindo os ícones do aplicativo.
Uma mudança significativa está nas respostas de voz, que agora aparecem em qualquer espaço não ocupado por mapas no Android Auto. Esta atualização faz parte da versão 11.2 do Android Auto, atualmente em beta e com previsão de lançamento para todos os usuários nas próximas semanas.
O novo design sucede o que esteve em vigor desde agosto de 2023. Anteriormente, as respostas de voz competiam por espaço na tela com as exibições de mapas. Agora, o novo design acomoda as respostas de voz em espaços não utilizados pelos mapas, proporcionando um layout mais limpo e organizado.
Inclui também um prompt “Fale agora” para transcrição de mensagens, acompanhado pelos botões “Cancelar” e “Enviar”. Detalhes de contato e ícones de aplicativos são exibidos para contexto adicional, criando uma interface mais amigável e visualmente atraente.
A versão 11.2 do Android Auto, atualmente em beta, prepara a plataforma para recursos futuros, como resumos de mensagens de IA e respostas automáticas mais contextuais. A atualização está programada para ser implementada para todos os usuários nas próximas semanas.