Os desenvolvedores de aplicativos na União Europeia já podem enviar lojas alternativas por meio do App Store Connect. A Apple iniciou mais um passo do processo para se alinhar aos requisitos da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA).
Portanto, aqueles que concordam com as novas diretrizes da empresa podem começar a definir como distribuir os seus apps por meio de outras lojas dentro do bloco econômico, que podem operar de forma independente ou em concorrência com a App Store.
Vale citar que essas formas alternativas chegam para os desenvolvedores que não querem seguir às regras da Apple na distribuição dos seus aplicativos. Os mercados alternativos vão chegar ao sistema em março, com o lançamento do iOS 17.4.
A mudança representa uma profunda transformação no modelo de negócio do ecossistema da Apple. Contudo, a empresa assegura que vai verificar todos os aplicativos criados para o iOS para assegurar a segurança e a integridade dos apps.
A Maçã está empenhada em implementar as mudanças necessárias para se adequar a nova legislação do bloco econômico. Em tese, as leis aprovadas buscam estimular a concorrência e oferecer mais opções aos usuários, combatendo possíveis monopólios.
Além da Europa, Japão e Estados Unidos também pensam em leis similares para obrigar a Apple a permitir a instalação de apps de terceiros em iPhones e iPads. Como estas tendências são geralmente seguidas por outros países, isso pode se tornar um padrão global no futuro.
E você, o que achou sobre a nova legislação da União Europeia que afeta a Apple? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!