A Apple adquiriu a Datakalab, startup francesa de inteligência artificial conhecido por seu trabalho no segmento de inteligência artificial. Aparentemente, o negócio ocorreu em dezembro, mas só descoberto agora.
Segundo a iPhoneSoft, a Comissão Europeia reconheceu a aquisição da Datakalab pela Apple. Os detalhes do negócio ainda não foram revelados, mas a decisão da gigante Cupertino deve estar relacionado com os rumores sobre inteligência artificial nos próximos iPhones.
A Datakalab foi fundada em 2016 por Xavier e Lucas Fischer, trazendo foco principal em fazer a inteligência artificial funcionar adequadamente sem precisar de serviços de nuvem. Essa proposta está alinhada com a decisão da Apple de oferecer processamento local para maior privacidade, segurança e desempenho.
Ao longo dos anos, a companhia francesa se especializou em comprimir algoritmos de IA para que funcionassem corretamente em celulares e tablets, o que atraiu a atenção da Apple. Recentemente, o jornalista Mark Gurman da Bloomberg disse que o iOS 18 trará diversos recursos de inteligência artificial.
Com as gigantes de tecnologia cada vez mais interessadas em IA, a Apple não ficará de fora da tendência. Inclusive, a Datakalab é apenas mais uma startup que a companhia adquiriu. Segundo dados da Statista a gigante de Cupertino teria comprado 32 empresas do segmento, enquanto o Google teria obtido 21.
Anteriormente, Gurman também mencionou que a Apple e Google negociam para licenciar o modelo de IA generativa Gemini na linha iPhone 16. Há também rumores de que a gigante de Cupertino conversa com a OpenAI.