O aplicativo Gemini já está disponível na Play Store brasileira e os usuários de dispositivos Android já podem fazer a instalação no seu aparelho. Agora, a inteligência artificial que gera textos e imagens pode ser facilmente baixada e instalada diretamente da loja oficial de aplicativos da Google, eliminando a necessidade de instalação através de arquivos APK baixados da web. A ideia é que ele substitua o Google Assistente.
IA Gemini ganha aplicativo na Play Store no Brasil
Lançado originalmente em fevereiro nos Estados Unidos, o Gemini agora chega ao Brasil para iniciar o que pode ser a subsituituição do Google Assistente. A empresa descreve essa nova IA como um “assistente experimental de IA” e uma vez ativado em um dispositivo compatível, o Gemini se torna o assistente padrão, respondendo às solicitações dos usuários.
Embora o Gemini ainda tenha algumas limitações em comparação com o Google Assistente, como a falta de suporte para controles de mídia e rotinas, ele oferece uma série de recursos interessantes. Por exemplo, é possível ativá-lo com o comando de voz “Ok, Google” e obter informações contextuais sobre o conteúdo na tela do dispositivo, realizar buscas por imagem na web e até mesmo encontrar informações em serviços como Gmail ou Google Drive.
Além de suas funções de assistente virtual, o Gemini se destaca por sua capacidade de gerar texto e imagens com base nas necessidades do usuário. Por exemplo, é possível solicitar que o aplicativo escreva um rascunho de e-mail ou até mesmo crie imagens com base em descrições de texto.
Embora algumas funcionalidades estejam ausentes no momento, o Google já anunciou planos para atualizações futuras que expandirão as capacidades do Gemini. Uma dessas atualizações incluirá a integração com plataformas de streaming de música, permitindo que os usuários acessem seus serviços favoritos e controlem a reprodução de mídia por meio de comandos de voz.
Se você quiser experimentar, só baixar o aplicativo na Play Store do seu aparelho. No entanto, é importante lembrar que o aplicativo requer dispositivos com pelo menos 4 GB de RAM e rodando o Android 12 ou versão posterior do sistema operacional.