O Android 15 deve liberar de forma ampla e estável o recurso que força todos os aplicativos a entrarem em modo escuro, inclusive aqueles que não possuem essa funcionalidade nativamente.
A informação foi confirmada pelo desenvolvedor Mishaal Rahman, sendo que a novidade parece uma espécie de “atualização” da funcionalidade que já existe no Android, mas fica restrita ao modo de desenvolvedor.
Na prática, o Google promete que essa versão atualizada do recurso entregará um resultado muito mais satisfatório e consistente em todos os aplicativos. Ou seja, sem bugs e problemas no design de alguns apps, algo comum na opção que já existe no sistema.
Projetado visando ajudar os desenvolvedores a adotarem o modo escuro em seus aplicativos, o recurso que força essa mudança visual servia como uma espécie de “baliza”, uma vez que ele indicava quais pontos de design precisavam ser ajustados.
Agora, a funcionalidade está muito mais “madura”, alterando com naturalidade todos os aplicativos do smartphone. Atualmente, a funcionalidade não está mais escondida dentro das opções de desenvolvedor, mas sim no menu de acessibilidade.
Configurações > Acessibilidade > Cor e movimento.
Ou seja, tudo indica que o recurso chegará na versão pública como mais um ajuste para aquelas pessoas que gostam de ter uma unidade visual no smartphone.