Adobe Photoshop recebe novas ferramentas de IA generativa baseadas no modelo Firefly 3; confira

Adobe Photoshop recebe novas ferramentas de IA generativa baseadas no modelo Firefly 3; confira


A Adobe anunciou, na terça-feira (23), o lançamento de novas ferramentas de inteligência artificial generativa para o Photoshop. Os novos recursos, ainda em fase beta, empoderam as capacidades do software de edição de imagens graças à integração do Firefly Image 3, a nova geração do modelo fundacional capaz de gerar imagens a partir de texto.

Um dos destaques é o “Gerar Fundo” que, como seu próprio nome sugere, permite criar um plano de fundo para uma imagem considerando a iluminação, sombras, reflexos e perspectiva do objeto. Essa ferramenta pode ser ideal para artistas gráficos que estão elaborando projetos para o anúncio de um produto. Veja no exemplo:

O Photoshop também receberá uma ferramenta chamada “Aprimorar Detalhes”, que melhora a nitidez das variações geradas através do preenchimento generativo. Com isso, as variações podem se mesclar com a imagem existente de forma mais natural.

O “Gerar Similar” também está chegando. Trata-se de uma ferramenta que usa uma das três imagens geradas por inteligência artificial como referência para produzir outra imagem com aparência semelhante. O “Gerar Imagem”, por sua vez, permite criar uma imagem inteira a partir de uma descrição de texto em uma página em branco.

Outro recurso interessante que está chegando ao Photoshop é a Imagem de Referência, que permite carregar uma imagem salva no computador para “inspirar” a inteligência artificial ao gerar uma outra imagem com um estilo parecido.

Frente às preocupações com os direitos autorais das imagens, Ely Greenfield, diretor de tecnologia para mídia digital da Adobe, conta ao The Verge que o Photoshop exibirá uma mensagem quando a ferramenta for usada pela primeira vez, informando que é necessário que o usuário possua os direitos sobre a imagem a ser usada como referência.

A empresa também está trabalhando em um marcador chamado de “Não Treine” para a Iniciativa de Autenticidade de Conteúdo. Com isso, imagens que possuem essa etiqueta não poderão ser utilizadas com o uso de imagens como referência. Além disso, imagens carregadas como referência não serão utilizadas para treinar o Firefly.

Além das novas funcionalidades de IA generativa, o Adobe Photoshop também está recebendo, em sua versão beta, recursos mais simples que podem ajudar na hora de editar fotografias. O Pincel de Ajuste, por exemplo, permite fazer mudanças não destrutivas — como ajustes de cores em objetos — mais rapidamente em áreas específicas da imagem.

As novas ferramentas já estão disponíveis na versão beta do Adobe Photoshop para PC, e serão disponibilizadas para todos os usuários do aplicativo em breve. O Firefly Image 3 já está disponível para testes públicos em sua versão web.



Deixe um comentário