1,6 nanmetro: TSMC pode fabricar chips com litografia “A16” em 2026 dando prioridade Apple

1,6 nanmetro: TSMC pode fabricar chips com litografia “A16” em 2026 dando prioridade Apple


A TSMC anunciou, na quarta-feira (24), que pretende iniciar a produção de chips com litografia de 1,6 nanômetro em 2026. Chamada oficialmente de “TSMC A16”, a nova tecnologia é apresentada como uma sucessora da classe de 2 nanômetros — que deve começar a ser produzida já em 2025 — garantindo maior desempenho e eficiência de energia.

O processo de 1,6 nanômetro da TSMC, que é líder da indústria global de semicondutores, competirá com litografias de classe semelhante que já foram anunciadas pela Samsung e Intel. A posição de destaque da taiwanesa no segmento pode ser atribuída ao seu portfólio de clientes renomados no mercado, tais que incluem Apple e NVIDIA.

O TSMC A16 combinará a arquitetura “Super Power Rail”, que promete uma transferência de energia mais eficiente, com seus transistores em nanofolhas. Esse design pode garantir um aumento de até 10% no desempenho dos chips de 1,6 nanômetro em comparação com as litografias de 2 nanômetros que chegarão em 2025.

Um dos destaques da nova tecnologia será a redução no consumo de energia do hardware. A TSMC projeta uma redução de 15% a 20% em comparação com o processo TSMC N2P, além de um acréscimo de 10% na densidade de transistores — algo que, segundo a empresa, será crucial para processadores voltados a data centers.

A TSMC também confirmou que está iniciando a produção da tecnologia System-on-Wafer (SoW), que integra múltiplas matrizes de chips em um único wafer de silício para ampliar o poder computacional do hardware em uma área reduzida.

Para este ano, a empresa foca na produção em massa dos chips de 3 nanômetros. A Qualcomm e MediaTek, por exemplo, devem anunciar suas novas plataformas para celulares e tablets de alto desempenho — Snapdragon 8 Gen 4 e Dimensity 9400 — baseados nessa tecnologia. A NVIDIA e AMD também devem adotar o processo em um futuro próximo.

Já em 2025, chegará à “era dos 2 nanômetros”. Noticiamos previamente que a Apple tende a ser a primeira fabricante do mundo a lançar produtos com chips de 2 nanômetros da TSMC — que possivelmente serão o iPhone 18 e o iPhone 18 Pro. Futuramente, também é esperado que a Apple tenha prioridade na aquisição de chips com litografia de 1,6 nanômetro.

Esta não seria a primeira vez que a marca estadunidense obtém a primeira leva de uma nova geração de chips da TSMC. Cabe lembrar que a Apple foi a primeira empresa a lançar processadores com a litografia de 3 nanômetros da TSMC em 2023.

Dado que o processo A16 da TSMC está previsto para o ano de 2026, e a Apple tem o “costume” de permanecer em uma mesma classe de litografia por cerca de dois anos, é possível deduzir que seus primeiros dispositivos fabricados com a tecnologia de 1,6 nanômetro sejam lançados em 2027.



Deixe um comentário